ESTRUTURA

foto: Em Cada Olhar – instalação coletiva no Campus do Gragoatá – UFF / 2013


A matriz curricular do Curso de Artes da UFF substitui a noção de grade pela ideia de constelação ou campo de possibilidades, na construção de um percurso pessoal. O Curso se constitue por três etapas de formação onde a conexão entre os alunos e as disciplinas se estabelece a partir dos princípios de liberdade e de autonomia criadora.


PROPOSIÇÕES
Esta fase inicial do Curso é formada por um conjunto de oito disciplinas obrigatórias, com ênfase numa abordagem predominantemente experimental. Nela são apresentadas propostas de questões, envolvendo campos específicos da arte, que privilegiam abordagens práticas, provocando a eclosão de processos criativos individuais. Esta fase possibilita que os alunos iniciem um processo de busca da sua linguagem pessoal, dedicando-se a uma ampla gama de experimentações, explorando com liberdade as possibilidades dos meios contemporâneos.

ESCOLHAS
A partir da experimentação no primeiro semestre do curso, os alunos encontram-se diante de um diversificado panorama de pensamentos e práticas, próprios do fazer artístico atual. Sendo assim, na fase de Escolhas as questões passam a ser tratadas de forma mais específica e aprofundada pelas disciplinas que integram esta etapa. O conjunto de 15 disciplinas desta fase é organizado segundo conexões conceituais que configuram campos de ativação da arte na contemporaneidade:

ARTE E REPRESENTAÇÃO  |  ARTE E IMAGINÁRIO

ARTE E PALAVRA  |  ARTE E MEIOS TECNOLÓGICOS

ARTE E MEIO-AMBIENTE | ARTE E POLÍTICA

ARTE E INTERAÇÕES SOCIAS

O aluno passa então a definir seu percurso pessoal a partir da seleção das disciplinas segundo suas motivações individuais e suas intenções de configuração de uma linguagem artística própria.

PROJETOS
Na última fase o aluno concebe e produz uma obra artística como concretização de sua trajetória ao longo do curso. São 3 disciplinas que o auxiliam a estruturar e desenvolver sua pesquisa artística que será apresentada de forma pública ao final do curso.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Atividades variadas, desenvolvidas inclusive fora do âmbito da Universidade, que contribuam para a formação técnica e o aprimoramento artístico e cultural do aluno, abrangendo atividades vinculadas ao ensino, pesquisa, extensão e atuação artística.

 

 


disciplinas | horários


curso | estrutura | extensão | bolsas | documentos