OBJETIVOS

foto: Estudo Cromático / 2016, Caio Baldi


O Curso de Artes da UFF adota como fundamento uma abordagem contemporânea, transdisciplinar e transcultural, baseando-se na multiplicidade das possibilidades de conexão com diversos campos do saber, e na incorporação dos meios técnicos mais atuais de criação e expressão, afastando-se das concepções baseadas em categorias e procedimentos artísticos com enfoques tradicionais e conservadores. A abordagem contemporânea exige do Curso de Artes, portanto, uma disposição para o contato com o cotidiano, com os campos diferenciados do conhecimento, com as formas mais emergentes da cultura e da vida na sociedade atual.

Sendo assim busca instigar e promover uma dialética incessante entre o pensar e o fazer, contribuindo não apenas para o cultivo, o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades, mas enfocando, principalmente, a formação de mentalidades voltadas para a criação artística. O caráter eminentemente prático do curso é complementado por um amplo acompanhamento conceitual e teórico, no sentido de fornecer ao aluno as possibilidades de desenvolvimento de seus recursos intelectuais e artísticos indispensáveis para estruturar o impulso criativo, traduzindo-o em poéticas pessoais ao mesmo tempo expressivas e significativas.

Em suma, o Curso de Artes da UFF estimula em seus estudantes o impulso da liberdade, a expressão plena da criatividade, a atitude crítica e consciência social.

 


objetivos | professores | alunos


curso | estrutura | extensão | bolsas | documentos