PROFESSORES

foto: Ação Sonora – Jardim das Gambiarras / 2016, Alexandre Fenerich e Giuliano Obici


andrea   ANDREA COPELIOVITCH

Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (1992), mestrado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (1998, doutorado em Poética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e Pós- Doutorado pelo CEAQ (Université de Paris V, Sorbonne) Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense (Dança e performance). Dirigiu a companhia Gaya Dança Contemporânea de 2006 a 2008  e atualmente coordena os projetos de pesquisa: Teatro: criação, linguagem e resistência e linguagem na Cena e Linguagem, arte e budismo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Interpretação Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, atuação, teatro, presença, linguagem e ritual.


prof giuliano   GIULIANO OBICI

Artista pesquisador com formação em artes (USP), comunicação e semiótica (PUC-SP) e psicologia (UEM). É professor adjunto do Departamento Arte e membro da Pós Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes. Seu trabalho tem sido apresentado em festivais, galerias, residências e universidades tais como: Imatronic e Next Generation (ZKM-Karlsruhe), Wien Modern (Viena), 319 Scholes (Nova Iorque), FILE (São Paulo), Relevante Musik (Berlim), London University of the Arts (Londres), Novas Frequências (Rio de Janeiro), Norwegian Academy of Music e Ultima Academy (Oslo), Univesität der Kunst e Technische Universität (Berlim), Gotland School of Composition (Visby), Universidade de Lisboa, Universidade do Porto bem como diversos outros espaços e universidades locais. Escreveu o livro “Condição da Escuta: mídias e territórios sonoros” e publicou diversos artigos. Recebeu prêmios tais como Giga-Hertz-Preis (ZKM – Karlsruhe) e Experimental Studio (Freiburg), Redbull Station além de bolsas do DAAD, FAPESP e CAPES. Mais informações no site www.giulianobici.com.


helio   HÉLIO CARVALHO

Artista e Professor do Departamento de Arte da UFF. Coordena o Curso de Graduação em Artes (Bacharelado) da UFF desde sua criação em 2012. Doutorando em Artes na UFRJ na linha de Poéticas Interdisciplinares. Possui título de Mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, com dissertação focalizando as possibilidades de montagem digital e a poética dos meios eletrônicos. Possui Graduação em Artes Visuais/Pintura e em Desenho Industrial, pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Dirigiu a Galeria de Arte da UFF em 1992 e 1993. Tem participado de várias exposições de arte tanto como artista quanto curador. Seus campos de interesse englobam os procedimentos de apropriação e colagem, questões relacionadas à poética da presença e da performance.


ITALO2   ITALO BRUNO ALVES

Professor do Departamento de Arte da UFF. Doutor em Artes Visuais, Mestre em História da Arte e Bacharel em Pintura, com título Cum Laude, pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Pelo MEC, desde 2004, atua como avaliador de curso, tendo, assim, tomado contato com a formação de artistas em praticamente todos os estados do país. Professor no Ensino Superior desde 1997, desenvolve pesquisa em arte contemporânea, investigando as interfaces do binômio arte-universidade, tendo como alguns dos principais produtos da pesquisa, artigos científicos, publicados e apresentados em congressos de arte, tais como: “Ainda sobre a educação do não-artista: Reflexões sobre uma possível iniciação à arte contemporânea por meio de não-formas e sua conceituação” (XXVII CONFAEB), “O kitsch depois da filosofia: Considerações sobre o kitsch, a arte contemporânea e seu ensino” (III EIEIMAGEM); “Arte contemporânea e universidade: Reflexões sobre as influências do ambiente multidisciplinar na produção artística atual” (SCIENTIARUM X); “Reflexões sobre os três paradigmas de Thierry De Duve e a formação de artistas nas universidades brasileiras” (XII ENECULT), entre outros.


prof freund   JORGE FREUND


prof luciano   LUCIANO VINHOSA

Artista e teórico das artes visuais. Professor do Bacharelado de Artes e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense. No campo das práticas, utilizando-se de diferentes meios de expressão como o desenho, a fotografia, a escultura, a instalação e o vídeo, seu interesse se volta para a invenção de procedimentos operacionais que fazem a passagem das experiências privadas para formas artísticas transitivas. No campo teórico, seu foco está dirigido às questões da estética, do espaço público moderno, da imagem e aos processos cognitivos relacionados com a criação artística. É autor de “Obra de Arte e experiência estética, arte contemporânea em questões” (Apicuri : 2011); “Arte, reflexão no silêncio: entre ruminâncias e experiências”(PPGCA-UFF, 2016); “Horizontes da arte, práticas artísticas em devir” (Nau : 2010. Org.); “Interlocuções, estética, produção e critica de arte” (Luciano Vinhosa & Martha D’Angelo : Apicuri, 2012. Org.). Doutor em Études et Pratiques des Arts pela Universidaté du Québec à Montréal (UQÀM), Canadá; mestre em Artes Visuais (História da Arte) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense. Coordena o Grupo de Pesquisa “Prática artística e experiências cotidiana” do CNPq. Atualmente desenvolve estudos sobre “Fotoperformance: passos titubeantes de uma linguagem em emancipação”. É bolsista de produtividade do CNPq.


prof vergara   LUIZ GUILHERME VERGARA


mendonca   LUIZ MENDONÇA

Graduado em Educação Física, Mestrado em Ciência da Arte, coreógrafo de dança contemporânea, pesquisa e desenvolvimento em processos de desenvolvimento cognitivo pelo movimento, experiência com Video Arte e Formação Continuada de Professores do ensino fundamental e médio. Docente na Unb de 1981 à 1996.


prof luiz sergio   LUIZ SÉRGIO DE OLIVEIRA

Artista e professor titular do Departamento de Poéticas Contemporâneas da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Artes Visuais (História e Teoria da Arte) pelo PPGAV-EBA-UFRJ (2006), cursou Mestrado em Arte na Universidade de Nova York (NYU), Estados Unidos (1991) e graduação em Artes Visuais (pintura) na EBA-UFRJ (1978). É professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes (PPGCA-UFF), do qual foi o coordenador no período de 2008 a 2013. É o Editor da Revista Poiésis (PPGCA-UFF), função também exercida entre 2011 e 2014. Seus interesses de pesquisa giram em torno das articulações entre arte, política e democracia.


prof martha   MARTHA RIBEIRO

Diretora teatral e Professora Associada da UFF, é docente no curso de Artes e no Programa de Pós Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes, coordena o Laboratório de Criação e Investigação da Cena Contemporânea (LCICC). Desenvolve atualmente as pesquisas Retratos e Paisagens como Dispositivos de Cena (Pesquisa prática, vinculada ao LCICC); O Realismo Sedutor na Cena Contemporânea (Estudos avançados da cena teatral contemporânea); Teatro Laboratório: os exercícios cênicos na formação do ator contemporâneo (PIBIC/CNPQ). Publica artigos sobre a cena contemporânea nos periódicos: Sala Preta (USP), Art Research Journal (ARJ), Urdimento (URGS), Arte&Ensaio (UFRJ), O Eixo e a Roda (UFMG), Estudos da Presença (UFRGS) entre outras. Publicou o livro Luigi Pirandello, um teatro pra Marta Abba (Perspectiva, SP, 2010). Possui graduação em Artes Cênicas pela UNIRIO (1999), Doutorado em Teoria e História Literária pela UNICAMP-IEL (2008), com período sanduiche na Università di Torino no DAMS. Possui Pós-Doutorado em teatro, com pesquisa realizada na UNICAMP – Instituto de Arte (FAPESP/2010) e Pós-Doutorado (CAPES/2016) na Università di Bologna.


prof pierre   PIERRE CRAPEZ


prof basbaum   RICARDO BASBAUM

Ricardo Basbaum (São Paulo, Brasil, 1961).
Artista, pesquisador e escritor, participa regularmente de exposições e projetos desde 1981. Doutor em Artes (ECA-USP, 2008) e Mestre em Comunicação e Cultura (ECO-UFRJ, 1996). Atua a partir da investigação da arte como dispositivo de relação e articulação entre experiência sensória, sociabilidade e linguagem. Tem desenvolvido um vocabulário específico para seu trabalho, aplicado de modo particular a cada novo projeto. Professor do Instituto de Artes da UERJ (1998-2016). Professor Visitante da Universidade de Chicago (2013). Artista Residente da Audain Gallery (SFU, Vancouver, 2014). Publicou Diagrams, 1994 – ongoing (Errant Bodies Press, 2016), Manual do artista-etc (Azougue, 2013), Ouvido de corpo, ouvido de grupo (UNC, 2010) e Além da pureza visual (Zouk, 2007). Exposições individuais recentes incluem corte-contaminação-contato (Galeria Jaqueline Martins, São Paulo, 2017) e the production of the artist as collective conversation (Audain Gallery, Vancouver, 2014). Teve seu trabalho incluído no 35º Panorama da Arte Brasileira (Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2017), na 20ª Bienal de Sydney (2016) e na 30ª Bienal de São Paulo (2012). Participou da documenta 12 (Kassel, 2007).
https://rbtxt.wordpress.com/


prof tania   TANIA RIVERA


prof tato   TATO TABORDA

Compositor e intérprete dedicado à experimentação musical, investigação de novos recursos instrumentais, formais e informais e interlocução com outras áreas de conhecimento, sejam elas no âmbito das artes e fora dele. Mestrado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003) com a tese “Biocontraponto: como aprendemos contraponto com os sapos”, em interface com a Biologia. Desde 2012 é professor do Departamento de Arte e da Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF). Estreou em 2010 a ópera A Queda do Céu, por encomenda da Bienal de Munique, com récitas nessa cidade, Viena e São Paulo. Tem obras encomendadas por entidades como Pro-Música Nova Bremem, OSESP, Donaueschinger Musiktage, Bienal de Munique, Podewil Berlin, Teatro Colón de Buenos Aires, Berliner Fespiele, entre outros. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em composição e música experimental, atuando principalmente nas seguintes áreas: composição, bioacustica, pesquisa e criação de instrumentos musicais não convencionais, curadoria de eventos relacionados à música experimental e contemporânea, instalação sonora e interação com artistas das áreas de dança contemporânea, artes visuais e teatro.


prof viviane   VIVIANE MATESCO

Doutora em Artes Visuais (UFRJ) é crítica, curadora e professora de história da arte na UFF. Trabalhou como curadora assistente na Funarte, no Museu de Arte Moderna/RJ e no Projeto Rumos Visuais do Itaú. Sua área de pesquisa gira em torno da questão Corpo e Arte e realizou as curadorias “Tehching Hsieh” no Centro HO (2002) e “Corpo na Arte Brasileira” (co-curadoria com Cocchiarale Itaú Cultural/2005). No Museu do Ingá (2009/10) realizou as exposições “A Paisagem no Acervo Banerj” e “Experimentação e Método” co-curadoria com Marcus Lontras, 2017/18. Publicou os livros Suzana Queiroga (Artviva, 2005), Uma Coleção em Estudo/ Coleção Banerj. (Museu do Ingá, 2010) e Corpo, Imagem e Representação (Zahar, 2009), Em Torno do Corpo (PPGCA/UFF, 2016)


 

 

 


objetivos | professores | alunos


curso | estrutura | extensão | bolsas | documentos